Cinco golos nos últimos cinco jogos. Rodrigo Mora já não engana e voltou a ser a estrela da vitória escusadamente sofrida do FC Porto sobre o Famalicão por 2-1, na 30.ª jornada da Liga Portugal, que valeu o terceiro lugar provisório. O menino de 17 anos trocou as voltas para abrir o marcador, aos 20 minutos, e fez ainda melhor no bis, aos 57′, enquanto Pedro Bondo marcou um belíssimo golo de honra (sem querer) que reabriu a contenda (82′) e Gonçalo Borges acabou expulso.
Perante um Dragão com lotação esgotada, Martin Anselmí procurou dar continuidade depois da vitória com o Casa Pia (0-1) e apostou no mesmo onze, com destaque para a titularidade de Deniz Gul e Samu no banco. Já a turma de Hugo Oliveira, que vinha de três vitórias consecutivas, apostou em Calegari, no lugar do castigado Rodrigo Pinheiro, além de Rafa Soares e Sejk.
Pontuações dos jogadoresFlashscore
Os dragões ensaiaram uma entrada forte, sem grande sucesso no último terço, ao passo que os famalicenses fizeram as primeiras investidas perto do quarto de hora, com Seljk a cabecear por cima da trave. Numa altura em que a partida estava a esmorecer, eis que apareceu o génio de Rodrigo Mora. Novamente servido por Moura, o menino trocou as voltas a vários adversários, rematou e o desvio em Mihaj traiu Carevic. Rodrigo Mora tornou-se o primeiro jogador com menos de 18 anos a estar envolvido em mais de 10 golos para o campeonato.
A resposta não tardou e veio por intermédio de Sorriso que, na ressaca de um canto, disparou bem perto da trave de Diogo Costa. Os azuis e brancos soltaram-se mais com o golo inaugural e Fábio Vieira tentou fazer um golo de bandeira de muito longe, mas Carevic voou para uma bela estirada. Logo a seguir, Zé Pedro lançou um cruzamento tenso ao segundo poste, Deniz Gul não acreditou e falhou o desvio.
O ritmo baixou até ao descanso e só os cartões amarelos vistos por Francisco Moura, Alan Varela e Óscar Aranda (falha o próximo jogo) trouxeram motivos de interesse, exceto quando, ali pelo meio, uma má saída de Lazar Carevic quase até ao meio campo deixou a bola nos pés de Pepê, o brasileiro tentou a sorte desde o meio-campo, mas o guardião recuperou e, à terceira, segurou o esférico.
Sem alterações no segundo tempo, valeu o instinto de Carevic para negar o golo de Zé Pedro depois de um primeiro desvio de Eustáquio para o segundo poste na marcação de um canto.
O encaixe tático das duas equipasOpta by StatsPerform
Aos 57 minutos, na sequência de um contra-ataque, Rafa Soares intercetou o passe de João Mário, mas a bola ficou perdida na área e à mercê de Rodrigo Mora que, em vez de rematar de primeira, fez duas simulações, puxou para o pé esquerdo e rematou em arco ao poste mais distante para fazer uma pintura ainda melhor que a primeira… Palavras para quê?
Atónito, o Famalicão tentou responder num livre lateral de Sorriso por cima da trave e com o recém-entrado Pedro Bondo a fletir para o meio a rematar para defesa segura do Diogo Costa. As mexidas (Namaso e Samu no FC Porto, Bondo e Mathias de Amorim nos famalicenses) demoraram a surtir efeito, até porque o suspeito do costume continuou a fazer das suas e serviu um remate de Fábio Vieira que saiu à malha superior.
Mora deixou o relvado ovacionado pelo estádio, numa altura em que Hugo Oliveira arriscou tudo com as entradas de Gil Dias e Simon Elisor e recebeu uma súbita injeção de confiança… sem querer. Aos 82 minutos, Pedro Bondo olhou para a área, lançou um cruzamento que saiu muito torto até que se encaminhou para o ângulo de um indefeso Diogo Costa e bateu o internacional português. Foi a estreia a marcar do jovem angolano de 20 anos.
O Famalicão carregou até ao final à procura do empate enquanto o FC Porto tentava sobreviver ao assalto final, terminando o jogo com menos um homem devido à expulsão por vermelho direto de Gonçalo Borges, que teve uma entrada despropositada sobre Calegari. No final, valeu o bis do menino para espantar os fantasmas e confirmar o terceiro lugar provisório.
Homem do jogo Flashscore: Rodrigo Mora (FC Porto).
Rodrigo Mora continua a encantar no DragãoFC Porto/Opta by StatsPerform